sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO EM ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS – EaD/UAB
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
PROJETO PEDAGÓGICO EM ARTES VISUAIS
PROFª ÂNGELA LlMA
ALUNA: GIRLENE BELIZÁRIO SILVA MARTINS
POLO: URUANA
REMEMORAÇÕES
Uruana - Goiás
Out-2010
I - Introdução:
O Ateliê Lindas Noivas, localizado à Rua 2, nº 220, centro, na cidade de Rialma, é o local onde será desenvolvido o projeto pedagógico em Artes Visuais.
O referido ateliê trabalha a mais de 18 anos com trajes e acessórios para casamento e eventos sociais, confecção e locação de ternos, gravatas, vestidos de noiva, de damas e madrinhas, sempre com estilo e bom gosto.
II – Objetivo Geral:
· Promover um diálogo sobre a evolução e transformações da moda para noivas nos últimos 18 anos através de encontro entre “noivas” de ontem e de hoje que expressarão através de desenho suas lembranças do casamento.
III – Objetivos Específicos:
· Percorrer a história da moda nas últimas décadas através das formas de vestimentas e da moda;
· Contextualizar cada momento, analisando as interfaces com a religião, arte, tradições e suas influências;
· Debater conceitos fundamentais para auxiliar na compreensão do momento contemporâneo, como a alta costura, tendências, estilistas, marcas, entre outros.
IV - Justificativa:
O casamento é o acontecimento que une um homem e uma mulher através do sagrado laço do matrimônio que, por sua vez, é uma instituição reconhecida pelo estado através de uma cerimônia civil e, pela igreja, numa cerimônia religiosa.
Entre os trajes sociais de luxo preparado para ocasiões especiais, o vestido de noivas, tem um significado relevante para a cultura ocidental, mas que uma veste nupcial, o vestido de noiva, resgata pedaços da cultura, da religiosidade e da história da humanidade. Seus tecidos, volumes e complementos simbolizam a magia que envolve a união dos cônjuges e demonstram a profundidade do conceito de amor para as culturas do ocidente. “Unir-se-á o homem à mulher e ambos serão uma só carne na minha presença”.(Gn 2:24)
O casamento será o tema desse projeto, onde veremos a moda dos vestidos de noivas numa linha de tempo, onde rememoraremos através de entrevistas, depoimentos e principalmente através do desenho o “dia do sim”.
A temática do projeto dialoga com o artista contemporâneo Gustavo Rosa (São Paulo/1946), destaque no campo das artes visuais brasileiras com sua pintura lúdica, irônica, design singelo e pragmático, figuras simplificadas.

“Noiva na Roça”, óleo sobre tela, s/d
V - Cronograma:
ENCONTROS
AÇÕES
1º - 01H00
- Visita à porta de entrada – permissão para desenvolver o projeto
2º - 08H00
- Pesquisa em campo para localização das”noivas”(6 pessoas) participantes do projeto
3º - 01H00
- Pesquisa na internet sobre artista contemporâneo
4º - 01h00
- Levar as fotos para confecção de banner
5º - 03h00
-Adquirir material para o desenvolvimento da atividade e revelar cópia das fotos, do banner, das obras do artista e de imagens de alianças.
6º - 01h00 (previsão)
- Preparação do ambiente
7º - 01h30 (previsão)
- entrevista com as “noivas”
8º - 01h30 )previsão)
-Desenvolvimento da proposta de intervenção
VI - Metodologia:
O projeto será desenvolvido de forma expositiva-dialogada, utilizando-se da metodologia sócio-interacionista de Vygotsky (1896 -1934) .Como referencial teórico “Estágio e Docência” de Selma Garrido, “Lendo Imagens” de Alberto Manguel e o “módulo 7 Licenciatura em Artes Visuais”. Serão utilizados como recursos metodológicos, entre outros, o desenho, e como referencial a obras de Gustavo Rosa, tomando por base as rememorações. Recursos materiais: prato de papelão previamente decorado (irei fazer uma pintura, ou seja, uma moldura nas bordas, para que tenham uma melhor apresentação, e as senhoras irão expressar suas rememorações através de desenhos nesses pratos), lápis e canetas hidrográficas, borracha escolar, fita crepe, figuras da obras do artista e painel para exposição dos pratos trabalhados. Ao final as convidadas poderão levar o prato desenhado por elas como lembrança do evento.
As atividades serão desenvolvidas da seguinte forma:
· Convidar senhoras casadas para participar do Projeto de Artes, contribuindo com fotos para o banner;
· Levar as fotos para a confecção do banner;
· Revelar cópias das fotos das noivas, do banner , figura de aliança e de algumas obras do artista Gustavo Rosa);
· Preparação do ambiente e montagem do banner em que as mulheres irão se identificar, assinando e o mesmo ficará exposto no ateliê como recordação;
· Montagem do cartaz sobre o artista plástico Gustavo Rosa;
· Montagem do cartaz com fotos das noivas, que serão entregue como recordação do projeto;
· Incentivar as participantes a desenhar, registrando o que a levou ao matrimônio: amor, sonho de felicidade, gravidez, paixão, filho, amor eterno. Será sugerido desenho de coração, casa, filhos, alianças;
· Execução do projeto e montagem do painel, com os desenhos realizados pelas convidadas;
· Registrar as entrevistas, fotografar e filmar o evento, com a colaboração da colega Cedma Rosa e Maria Nilva Gomes.
VII - Modos de integração entre teoria e pratica:
A interação teoria prática ocorrerá concomitantemente com o desenrolar da atividade de rememorações, na mediação da aluna e fotos, entrevistas, desenhos e filmagens.
VIII - Avaliação:
A avaliação será efetivada observando-se o interesse, a participação e a interação das convidadas nas atividades propostas. Também serão consideradas a estrutura e organização do evento, o interesse pela moda e sua evolução a desenvoltura da aluna no decorrer da apresentação do projeto.
IX - Referências:
SANTOS, Noeli Batista dos. Comunidade SPL: Espaço do Artista e de Escola - TCC. Goiânia: UFG, 2005.
MIRALDA, Antonio. “Sabores e Línguas”. In Licenciatura em Artes Visuais-módulo 7. Goiânia:UFG, 2010.
SAMPAIO, Jurema. Saiba mais. In Licenciatura em Artes Visuais-módulo 7. Goiânia:UFG, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. 3ª ed. – S. Paulo: Cortez, 2008.
www.portalsaofrancisco.com.br – acesso em 20/10/2010.
http://www.gustavorosa.com.br/ - acesso em 27/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário